sábado, 31 de outubro de 2015

Música da semana #2: Stay - Rihanna (feat. Mikky Ekko)


   Oi pessoas!? Não temos como negar que Rihanna acertou em cheio na dose de sensualidade e interpretação no video de "Stay" - música gravada em parceria com Mikky Ekko, para o seu sétimo álbum Unapologetic.

      "Ela fala desse lado íntimo dela que é tão raro e tão distante do que as pessoas pensam dela", acrescentou o cantor.

      É uma canção que realmente toca em quem a escuta, trás melodias sobrecarregadas de sentimento. E trata de assuntos como o amor, estar se apaixonando, querer a pessoa perto e é claro, também fala das dúvidas e confusões que esses sentimentos podem acarretar, o que com certeza quem nunca passou na vida pode começar a se preparar.



Só uma palinha:
"Não tenho muita certeza de como me sentir quanto a isso
Algo no seu jeito de se mexer
Faz com que eu acredite não ser possível viver sem você
Isso me leva do começo ao fim

Quero que você fique..."

     Super indico, espero que gostem...






...é tudo pessoal! 


sexta-feira, 23 de outubro de 2015

Bem-vindos a arena: E que a sorte esteja sempre a seu favor!






Jogos Vorazes, escrito por Suzanne Collins

Editora: Rocco
Páginas: 397  

    
 Após o fim da América do Norte, uma nova nação chamada Panem surge. Formada por doze distritos, é comandada com mão de ferro pela Capital. Uma das formas com que demonstram seu poder sobre o resto do carente país é com Jogos Vorazes, uma competição anual transmitida ao vivo pela televisão, em que um garoto e uma garota de doze a dezoito anos de cada distrito são selecionados e obrigados a lutar até a morte! Para evitar que sua irmã seja a mais nova vítima do programa, Katniss se oferece para participar em seu lugar. Vinda do empobrecido distrito 12, ela sabe como sobreviver em um ambiente hostil. Peeta, um garoto que ajudou sua família no passado, também foi selecionado. Caso vença, terá fama e fortuna. Se perder, morre. Mas para ganhar a competição, será preciso muito mais do que habilidade. Até onde Katniss estará disposta a ir para ser vitoriosa nos Jogos Vorazes.


    Uma tragédia. Após guerras, abuso de recursos naturais e epidemias. A raça humana quase entrou em extinção. O únicos sobreviventes desse caos, hoje, habitam Panem -o que um dia foi a América do norte-, desconhecem o que é uma democracia e seu único direito é obediência ao governo.
     Panem é dividida em 12 distritos e uma capital. Enquanto a capital usa e abusa de dinheiro e dos mais diversos recursos, os distritos sofrem com uma estrema opressão pelo governo, sendo forçados a entregarem todo o fruto de seu trabalho e tendo que viver em meio a fome e a miséria.
     Aproximadamente 74 anos atrás, um de seus distritos se revoltou contra esse regime autoritário -o antigo distrito 13-, após revolta da população e muita violência de parte da capital, o distrito 13 caiu, e foi completamente destruído - esse período ficou conhecido como "dias escuros". E para evitar que outra revolta rebelde ocorresse, os membros superiores da capital deram inicio a uma espécie de tortura (para os distritos) e uma diversão (para a capital). Os Jogos Vorazes.


      A cada ano através da colheita, cada distrito deve enviar dois tributos (um garoto e uma garota) entre 12 e 18 anos de idade, para participarem dos jogos. Vinte e quatro jovens participam, mas apenas um sairá da arena com vida, e poderá voltar para seu distrito. Os outros que padecerão e serão o exemplo de que nenhum dos distritos tem o poder necessário para enfrentar a capital.
     
Após a morte de seu pai, Katniss Everdeen, teve que sustentar sua mãe e sua irmã do jeito que pode, mesmo que para isso tivesse que caçar e fazer vendas no mercado negro- coisa que são restritamente proibidas em todo o país.

 
     No entanto, atualmente suas preocupações não se dão pelas condições de sua família e sim porque pela primeira vez sua irmã Prim participará da colheita. E em ambas reina o medo e a ansiedade.
    Pois bem, Prim é sorteada, e em um ato de desespero e puro reflexo, Katniss se candidata como tributo feminino do miserável distrito 12, ato que surpreende  e comove a todos. Ainda na colheita Peeta Mellark (filho de um padeiro) é escolhido como tributo masculino, após despedidas, os dois vão para a capital, onde passarão por um pequeno treinamento, entrevistas, e depois serão enviados para a arena com os demais jovens. Onde terão que matar, ou serão mortos. Mas a troco de que?



"Mas, e nos cinemas!?"




   Num futuro distante, boa parte da população é controlada por um regime totalitário, que relembra esse domínio realizando um evento anual - e mortal - entre os 12 distritos sob sua tutela. Para salvar sua irmã caçula, a jovem Katniss Everdeen (Jennifer Lawrence) se oferece como voluntária para representar seu distrito na competição e acaba contando com a companhia de Peeta Melark (Josh Hutcherson), desafiando não só o sistema dominante, mas também a força dos outros oponentes.









Lançamento: 23 de março de 2012 (2h 22min)
Dirigido por: Gary Ross
Com: Jennifer Lawrence, Josh Hutcherson, Liam Hemsworth, outros
Gênero: Ação, drama, ficção científica
Nacionalidade: EUA


    Aqui vai uma prévia. Não deixem de assistir...



 Jogos vorazes é o primeiro volume da bem-sucedida trilogia escrita por Suzanne Collins. Um romance distópico e pós-apocalíptico, que chega a ser tão intrigante quanto hipnotizante.


... é tudo pessoal!

domingo, 18 de outubro de 2015

O pequeno príncipe - A cada página uma nova emoçâo



 No fim de 1940, Antoine de Saint-Exupéry partiu pra Nova York, onde começou a desenhar o menino de cabelos loiros e rebeldes. Quando lhe perguntavam, ele apenas respondia: “Não é nada de mais, é apenas o garoto que existe no meu coração.” 
Dias antes de seu embarque para a África (1943) recebeu um dos primeiros exemplares de seu livro “Le Petit Prince”. A bordo de um navio com tropas Americanas, atravessou o Atlântico para lutar pela França, ocupada pelo exercito Alemão. Em 31 de julho de 1944, tropas retornaram da batalha, porem ele jamais retornou de sua última missão.
           O Pequeno Príncipe é o terceiro livro mais vendido no mundo, possui cerca de 134 milhões de livros vendidos (8 milhões só no Brasil) e foi traduzido em mais de 220 línguas e dialetos.
            A história deixa marcas pela forma simples de suas mensagens de otimismo, simplicidade e amor ao nosso lar. E com encanto, ética e beleza Saint-Exupéry resgatou a criança que existe dentro de cada um de nós.

           As estrelas são todas iluminadas...
Não será para que cada um possa um dia encontrar a sua?
Antoine de Saint-Exupéry  
        


            Depois de pouso de emergência forçado no deserto, o narrador-personagem encontra o Pequeno Príncipe. Em sua primeira noite solitária no deserto, o piloto é surpreendido pelo chamado do meigo menino de cabelos loiros.

            
            O garoto pediu que o piloto desenhasse (e consequentemente desse vida) um carneiro, para ser seu companheiro. E é a partir daí, que o piloto passa a conhecer melhor aquele garoto, tentando entender como ele havia chegado até aquele isolado local.
            O Pequeno Príncipe havia saído de seu planeta natal e passado por inúmeros outros até chegar a Terra. Em sua pequena casa (muito pequena, pequena mesmo), deixara magoada sua única companheira (sua espinhosa rosa), e fora atrás de aventuras. 

            No primeiro planeta, lidou com um autoritário rei, que estava constantemente a espera de súditos. Nos planetas seguintes conheceu um envergonhado bêbado,  um vaidoso, um astrônomo, um solitário homem de negócios, um relaxado geógrafo e um exausto acendedor de lamparinas; ambos cegos pelos seus vícios.

        





    O inocente menino ainda sentia-se magoado por ter abandonado sua companheira. Nesse meio tempo conheceu primeiramente uma cobra (que disse que poderia levar-lhe de volta para casa), depois uma raposa (que lhe cativou e mostrou os valores do amor) e enfim, nosso piloto.


            Vendo que o planeta Terra era maior, cheio de vida e de diferentes paisagens, o Pequeno Príncipe desenvolveu um grande interesse e admiração pelo nosso planeta. Mas a água do piloto duraria apenas uns oito dias, eles precisavam de um meio de sair dali ou então os dois acabariam morrendo.


     O Pequeno Príncipe nos convida a olhar com atenção para o nosso planeta, cheio de presentes oferecidos pela natureza. Presentes abundantes ou limitados, aparentes ou escondidos. Mas todos revelam segredos quando olhados com o olhar cristalino de um criança.
           
Livro de criança? Com certeza!
 Livro de adulto também, pois todo homem traz dentro de si  o menino que foi.  
   
        Afinal qual o melhor modo de contribuir para o mundo se não cativando as crianças e dando exemplos aos adultos?
        Só não vá ser estupido o suficiente a ponto de nunca ler essa incrível obra...

...é tudo pessoal!


quarta-feira, 14 de outubro de 2015

Música da semana #1: Unconditionally - Katy Perry


    Artista: Katy Perry
    Álbum: Prism
    Data de lançamento: 2013
    Prêmio: Grammy Award: Produtor do Ano, Não-clássico
    Indicações: World Music Award: Melhor Vídeo do Mundo, World Music Award: Melhor Canção do Mundo
    Eae galera!? Sem sombra de duvidas eu sou fãnzaço da Katy, e na minha opinião Unconditionally é se não a melhor, uma das melhores de todas as músicas que ela já lançou. A música(video) é incrível desde o figurino, o cenário, adereços, aquela coruja (que da um charme total) e é claro a letra que encanta e hipnotiza a todos. 

    O acidente da paixão:
    No video katy e atropelada por um carro. Esse acidente vai muito além de uma forma de agressão física, ele na verdade retrata o acidento que é a paixão. E ela o enfrenta sem nenhum temor.


    Sexo em chamas: 
    São retratados basicamente dois elementos: gelo e fogo.O primeiro vem a simbolizar a solidão, o vazio, o desespero e o desejo por amar, já o segundo destaca o oposto, mostra o amor, a paixão que queima e consome, mas que sobre controle, tem muita beleza.


    Sábio como uma coruja:
    Um animal é usado para retratar a paixão: a coruja. Representando a beleza, esperteza, astucia e precisão do amor, mostrando que ele é um bom predador que sempre acerta seu alvo, é claro, se não for impedido.


    O poder das flores:
    Esse video mostra as contradições do amor, que ele é brusco como um acidento, astuto, esperto e calculista, pode queimar, mas sobre tudo, ele é meigo, sereno e mesmo ele podendo ferir, é delicado(como flores) e com toda sua beleza encanta a todos.


    Eu adoro esse video, espero que gostem, super recomendo.

     



      

    ...é tudo pessoal!

quinta-feira, 8 de outubro de 2015

Geek Art - A Geração dos Quadrinhos Começou


    
     No final dos anos 50 até o início dos anos 70, o POP-ART retratou o cotidiano de uma sociedade economicamente ascendente. Buscando inspiração na cultura de massa para criar  suas obras, os artistas deste movimento, retratavam e ao mesmo tempo criticavam de formas irônicas a vida cotidiana materialista e consumista da população. Os artistas utilizavam de varias técnicas, como repetir varias vezes um objeto, utilizar cores vivas e chamativas, e retratar coisas simples e familiares a todos, como embalagens de alimentos, bandeiras, panfletos de propagandas, latas de refrigerantes, histórias em quadrinhos, entre vários outros objetos e temáticas que serviriam para a produção de uma obra que iria muito além de tinta sobre tela.


          Atualmente a tribo Geek/Nerd é um das mais populares e concentra um grande potencial de consumo,  prova disso é a expansão de eventos de temática Geek, a grande variedade de produtos midiáticos baseados em quadrinhos e vídeo-games. Recusando-se a abandonar seus amores de infância Vários artistas adotaram os movimento Geeks transformando a vida de seus ídolos em magnificas obras.


























... é tudo pessoal!

segunda-feira, 5 de outubro de 2015

Eternos segredos da musa – Maria Doroteia






Marília de Dirceu, até onde nos contam é a história de uma       jovem moça, que se deixa seduzir por poemas de um forasteiro       português. Dias antes de seu casamento, o poeta e seus amigos são presos. E por toda a vida, a moça esperou a volta de seu amado.

                                (...)
                                Porém se os justos céus, por fins ocultos,
                                em tão tirano mal me não socorrem;
                                verás então, que os sábios,
                                bem como vivem, morrem.

                                Eu tenho um coração maior que o mundo,
                                tu, formosa Marília, bem o sabes:
                                um coração..., e basta,
                                onde tu mesma cabes.
                                (...)

Mas afinal de quem estamos falando?

Maria Doroteia nasceu em Vila Rica, foi batizada em 08 de novembro de 1767 com o mesmo nome de sua mãe. Seu pai Baltazar João Mayrink, era capitão do regimento da cavalaria regular. Tinha dois irmãos (mais novos): José Carlos Mayrink-que veio a ser senador do império – e Francisco de Paula Mayrink, e duas irmãs: Anna Ricarda de Seixas Meyrink e Emerenciana Evangelsta de Seixas Meyrink. Órfãos de mãe ainda crianças ficaram sob os cuidados de tios.

Tomás Antônio Gonzaga nasceu no dia 11 de agosto de 1744, na Cidade do Porto, Portugal. Seu pai João Gonzaga, natural do Rio de janeiro, e sua mãe Tomásia Isabel Clarque, natural da Cidade de Porto. Tomás ficou órfão de mãe e veio ainda menino morar com seu pai no Brasil. Seguiu para a Bahia, onde estudou no colégio dos jesuítas até 1759 (quando a Companhia de Jesus foi expulsa do Brasil a mando do Marquês de Pombal), retornou a Portugal para estudar na Universidade de Coimbra, e em 1768, colou grau de bacharel em leis.

No fim de 1782 Tomás retornou ao Brasil (neste período Maria Doroteia era uma moça de 15 anos, enquanto Tomás já tinha quase 40), frequentando a casa de seu amigo advogado, Tomás conheceu sua sobrinha. Uma moça belíssima pelo retrato que dela fez o poeta.

Gonzaga compôs muitas liras para seduzir sua amada, nomeando-a de Marília e a se de Dirceu.

Por anos os dois apenas namoraram, pois Tomás estava envolvido nas conspirações contra a Coroa Portuguesa. O movimento foi denunciado por Joaquim Silvério dos Reis em 15 de março de 1789. Em 20 de abril Gonzaga pediu licença ao Visconde de Barcena, e marcou seu casamento para 30 de maio. Ainda em maio (quando Maria tinha apenas 21 anos e seu namoro com Tomás cerca de 6), os inconfidentes foram denunciados e presos. Tomás ainda passou 3 anos preso no Rio de Janeiro, aguardando julgamento. Durante esse período escreveu a segunda parte de seus poemas dedicados a Marília.

Em sentença de 20 de abril de 1792, Tomás foi condenado a dez anos de degredo no Moçambique. Ele refez sua vida, e no depoimento para casar-se com Juliana de Sousa Mascarenhas (09 de maio de 1793), declarou “que nunca dera palavra de casamento a pessoa alguma”. Teve dois filhos : Ana e Alexandre Mascarenhas Gonzaga. Adoeceu em 1809 e morreu em Moçambique no inicio de 1810.

Maria Doroteia continuava em Minas Gerais (a esta altura, tinha 42 anos) e já vivera muitas experiências na sua vida sem Tomás. Apenas com a sina de esperar a volta de seu amado.

A fama do livro “Marília de Dirceu” se espalhava. Com constantes reedições do livro a fama da a fama da personagem Marília apenas alastrava-se e fazia com que as pessoas passassem a frequentar Vila Rica em busca da musa inspiradora daquela magnifica obra. Popularidade que talvez soasse estranha para Maria Doroteia, ser reconhecida por poemas escritos a tanto tempo e por um amor não concretizado.

Em 1836, com 69 anos, ela assinou seu testamento. Maria Doroteia era madrinha de batismo de Anacleto, mas alguns autores afirmam que ele era filho ilegítimo dela com um homem chamado Dr. Queiroga.

Essa história gerou polêmica entre pesquisadores e descendentes de Maria, uns para manter a imagem de pureza e virgindade da moça que se tornou musa da inconfidência mineira, outros pelo direito da mulher de reconstruir sua vida com outro homem.

Temos que concordar que mesmo no clima da inconfidência mineira, não é todo dia que se deixa uma criança na casa de alguém e uma amiga resolve amadrinhar e cuidar, sendo que Maria poderia muito bem ter escondido sua gravidez, “criado seu filho” e mantido sua fama de donzela, já que no mesmo período passou semanas em uma fazenda da família.

Jornal do Comércio do Rio de Janeiro, nota de falecimento: “Faleceu o major Pedro Queiroga, neto de Marília de Dirceu, vitima de lesão cardíaca.”. A nota de 1893 só abre mais lacunas para os segredos de Maria Doroteia.

Maria Doroteia morreu aos 84 anos, no dia 10 de fevereiro de 1853. A noticia da morte foi acompanhada de uma nota assinada por uma prima sua: ”Maria Dorothéa era dotada de espirito vivo e elegância natural; tinha bons ditos, respostas prontas e adequadas; lembranças felizes, que faziam apreciável sua conversação sempre adubada de sal ático, que também a fazia muitas vezes temível, quando propendia para o sarcasmo, que praticava com a maior graça e firmeza.”. Ao ler-se essas afirmações vemos uma Maria Doroteia um pouca diferente daquela descrita por Tomás, que não apresentava só beleza e graciosidade, mas também inteligência e firmeza.

A morte só fortalece os mitos. E essa história pode está cheia dele, a cada dia novas questões que só crescem e espalham-se. Por que Maria Doroteia morreu, mas Marília é imortal.


A obra Marília de Dirceu ultrapassou o período romancista. Em 1944, o residente Getúlio Vargas repatriou os restos mortais dos inconfidentes. E em  1955, os restos mortais de Maria Doroteia foram levados para o museu da inconfidência, com o objetivo de ficarem juntos com os de Gonzaga. Lá estão esposto a apreciação Pública. Finalmente juntos, Marília e Dirceu.